quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sonambulismo Espiritual















O sonambulismo é um transtorno do sono durante o qual a pessoa pode apresentar habilidades motoras simples ou complexas. O sonâmbulo é capaz de andar, urinar, comer, realizar tarefas comuns e mesmo sair de casa, enquanto permanece inconsciente e sem possibilidade de comunicação. Embora seja difícil acordar um solâmbulo, não é perigoso fazê-lo. É mais comum em crianças e adolescentes. Recentemente houve um caso no qual um homem escalou uma montanha durante o sono, e acordou apenas lá em cima. O incrivel é que bombeiros cheios de equipamentos e outros levaram horas para escalar a montanha para o resgate, já que a montanha era muito íngreme.

Podemos verificar que há um paralelo entre o sonambulismo e o estado em que se encontra a igreja contemporânea.
Fala-se de "moveres", "movimentos", "avivamentos", que revelam uma igreja adolescente, susceptível a qualquer vento de doutrina. Porém, falta a consciência renovada. É como se o corpo estivesse agindo por reflexo, e não por ordem enviada do cérebro.

Tal qual o sonâmbulo, a igreja perdeu a lucidez, e por conta disso, alienou-se da realidade. Daí a dificuldade que tem de interagir com o mundo.

Mesmo que, aparentemente, de olhos abertos, está adormecida. Os crentes perderam o senso crítico, e estão como que hiptonizados por líderes com mentes igualmente cauterizadas.

Confunde-se avivamento com gritos, histeria coletiva, pulos, e até gargalhadas. Mas não sobra lugar para o quebrantamento e o arrependimento.

Em Efésios 5:14, encontramos a seguinte exortação: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará".

Há muita gente se levantando em nossos dias, porém, sem antes se despertar. É justamente isso que faz o sonâmbulo. Ele se move, se veste, e se deixar, sai de casa, expondo-se ao perigo iminente.

Um genuíno levante provocado pelo Espírito Santo deve ser precedido de um autêntico despertamento. A consciência tem que ser renovada! A realidade à nossa volta não pode ser ignorada.

O sono tem cinco estágios durante os quais as ondas cerebrais diminuem de intensidade até atingir um profundo estado de relaxamento. A baixa atividade se mantém no hipotálamo, ligado à consciência, e no córtex cerebral, que controla os movimentos do corpo. No caso dos sonâmbulos, essas ondas, vindas de uma área do cérebro chamada ponte, são irregulares. Por isso não cumprem a contento a função de inibir a região motora. Como as áreas motoras permanecem ativas, o sonâmbulo é capaz de se sentar, andar e trocar a roupa.

Já a área relacionada à consciência, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica porque quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte.

Daí o fato da igreja contemporânea exibir uma memória tão curta. É como se houvesse um lapso no tempo entre o livo de Atos dos Apóstolos e os nossos dias. Onde estivemos durante esses quase dois mil anos? A maioria dos crentes sequer tem noção das realizações dos crentes da geração anterior. Cada novo "mover", faz desaparecer da memória tudo o que aconteceu anteriormente. E interessante que cada novo movimento se autoproclama o último, o que precede a volta de Cristo. Porém todos estão fadados ao esquecimento, pois são resultantes de uma igreja sonâmbula.

Paulo diz que devemos estar ligados à Cabeça que é Cristo, agindo de acordo com as órdens que dela recebermos. Não agimos por reflexo, mas sob o comando do Espírito de Cristo que habita em nós.

O que precisamos não é de mais uma revelação poderosa, nem uma nova unção, mas tão-somente de um despertamento, que nada mais é do que acordar para a realidade, interagir com ela, trabalhando pela sua transformação.

Está na hora da igreja despir-se deste pijama com a qual tem estado vestida por pelo menos duzentos anos. Quem vai à guerra de pijamas?

Vale aqui a recomendação de Paulo:

"E fazei isto, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono... A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz" (Rm.13:11a,12)

Infelizmente, a maioria imagina que está anoitecendo, e que as coisas tendem a piorar, preparando o cenário para a volta de Jesus. Porém, as Escrituras afirmam outra coisa. O dia está clareando. A partir da Cruz, surge um novo dia, que gradativamente vai rasgando as trevas, e preparando o cenário para o surgimento do Sol da Justiça.

Por isso Jesus é apresentado em Apocalipse como a Estrela da Manhã. Ele é que anuncia a chegada do novo dia. De Adão a Jesus, as trevas predominaram, e alcançaram seu apogeu na Cruz. Mas a partir daí, as trevas cedem lugar à Luz, e em breve será Dia Perfeito.

Estamos vivendo no aurora do novo dia. Hora de aposentar os pijamas.

“Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18).
Recomendo que assistam ao vídeo abaixo postado para melhor compreensão desta mensagem.

2 comentários:

  1. Não concordo 100%, mas concordo com alguma coisa. Que muitos dormem, dormem mesmo. Mas será que um dia tiveram suas escamas retiradas. Acho que há uma Igreja acordada e vidente. E outra, muito maior ainda cega, mas aderida as conveniencias de toda ordem ao corpo de Cristo.

    Se tiver oportunidade, conheça o meu blog. Vou segui-lo a partir de agora.

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

    (MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .

    ResponderExcluir